A Esú Orixá que come primeiro nossa saudação: Laroyê!

A Esú Orixá que come primeiro nossa saudação: Laroyê!
A Esú Orixá que come primeiro nossa saudação: Laroyê!

Exu e Pombogira


Exu e Pombogira:



Salve meus compadres e minhas comadres! Laroyê! salve o Povo de Exu. Bem diz um ponto que " sem Exu não se faz nada". São protetores bravos que nos ajudam a trilhar o caminho difícil neste mundo de meu Deus.
São os primeiros a receberem oferendas e obrigações. Em dias de sessão de Preto Velho, Cabloco de Pena e Boiadeiro, Menino de Angola ou Marinheiro, primeiro se canta para Exu, despacha-se Exu e aí os trabalhos começam. São, dado a sua braveza e às vezes seu espírito zombeteiro, confundidos com o diabo, com o capeta. Mas, não é nada disso não. São bravos com certeza. Fazem no mais das vezes aquilo que as pessoas pedem. São as pessoas ruins que os procuram para maldades. E gente maldosa existe em todo canto. Felizmente, na nossa casa derrubada, desmanche de lar, fim de casamento, assassinato não acontecem! 
Invocamos nossos compadres e comadres para desfazer maus tratos e desmanchar intrigas. Queremos que nossos guias ascendam e nossos filhos e filhas também.
O tripé da Caridade, do Amor e da União se assenta sobre a Fé. Fé num amanhã melhor; fé em uma cidade com menos violência e tristeza; fé em um País com mais moradia, emprego e felicidade para todos.
Chamamos à terra Maria Padilha e Exu Manquinho mais seus camaradas para que ajudem filhos e filhas que creem numa Umbanda de Luz. 
Quando abrimos os Trabalhos acendemos charutos e cigarros, servimos bebidas, mas, com moderação. 
Não cobramos ficha nem preço algum para falar com Maria Padilha ou Exu Manquinho. Aliás, no dia de sessão, ninguém paga para falar com os guias. 
Que Exu nos abra os caminhos! 
Exu é Mojubá!
Laroyê!         



 Características:


Saudação: laroiê! Exu é mojubá.
Dia da semana: segunda-feira.
Cores: preto e vermelho.
Símbolos: tridente e/ou bastão (opa ogó).
Plantas: pimenta, capim tiririca, urtiga, arruda, salsa, hortelã.
Comidas: farofa de dendê, bife acebolado, picadinho de miúdos.

Bebidas: Cachaça.

Fumo: Charutos.

Domínios (variados): passagens, encruzilhadas, caminhos, portas, entrada das casas.
Irradiação: vigia as passagens, abre e fecha os caminhos. Por isso ajuda a resolver problemas da vida fora de casa e a encontrar caminhos para progredir. Além disso, protege contra perigos e inimigos. Elo entre os homens e os orixás; senhor da vitalidade; do sexo; da alegria, da vida, das sensações.
Apaixonado, esperto, criativo, persistente, impulsivo, brincalhão, amigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário